Quem somos

JUNTOS POR UMA AGRICULTURA MAIS EFICIENTE E SUSTENTÁVEL.

O Grupo Fienile reúne uma equipe experiente formada por agricultores, pesquisadores e empreendedores, todos com um sólido conhecimento em culturas agrícolas. Com objetivos que consideram o impacto social, ambiental e econômico, o grupo é responsável por introduzir a primeira inovação global em sistemas de irrigação: o pivô central com iluminação artificial ao ar livre. Essa tecnologia tem demonstrado resultados impressionantes.


Reproduzir vídeo

Essa abordagem tecnológica oferece soluções voltadas para uma agricultura sustentável, concentrando-se na maximização da produtividade. O principal objetivo é estimular o crescimento das plantas através da luz, tornando a fotossíntese mais eficaz na produção de alimentos. A suplementação luminosa resulta em plantas mais saudáveis e um aumento na produção.

O Grupo Fienile está liderando esses estudos pioneiros e tem o potencial de contribuir significativamente para aumentar a produtividade na agricultura mundial em comparação com os métodos tradicionais. Isso está abrindo caminho para um novo modelo de produção e abrindo novas possibilidades para o setor agrícola.

FIENILE EM NÚMEROS:

E ESTAMOS SÓ COMEÇANDO.

Com muito esforço e dedicação, após 8 anos de pesquisa, estamos prontos para operar a partir de março de 2024 e isso causará um grande impacto no mercado.

Já fechamos contratos com 3 das 20 maiores cooperativas do Brasil, o que equivale a 39 mil produtores e mais de 1,1 milhão de hectares que poderão ser aproveitados ao máximo.

Além disso, estamos em negociação com as 2 maiores cooperativas do Brasil, incluindo uma das 5 principais exportadoras de soja. Essas negociações representam 50 mil produtores e mais de 1,6 milhão de hectares.

Nossa carteira de pedidos em potencial é ainda mais impressionante, totalizando mais de 1,5 milhão de hectares, o que é cerca de 10 vezes a nossa receita prevista para o quinto ano, que é de 150 mil hectares.

Estamos atualmente envolvidos em projetos de cultivo de algodão, milho, feijão, soja e trigo, todos com resultados notáveis em termos de aumento da produtividade.

NOSSA EQUIPE É COMPOSTA POR PESQUISADORES, AGRICULTORES EXPERIENTES E EXECUTIVOS. 


Gustavo Alexandre Grossi
CEO e fundador da Fienile

Há oito anos, Gustavo Alexandre Grossi, produtor de grãos em Monte Carmelo (MG), observou que uma parte de sua lavoura de soja estava crescendo demais, mas não produzia. Terceira geração de uma família de agricultores, ele se desafiou a entender os motivos. Em uma caminhada noturna pela fazenda, viu que o grão com crescimento mais acelerado recebia luz de um poste da estrada que passa ao lado da fazenda.

“Vi que, quanto mais próximo da luz, a soja vegetava mais, crescia e não produzia. Era a chamada soja louca. Já a parte do talhão que recebia menos luz produzia bem melhor que as outras áreas”, explica.